RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Com o crescimento econômico, industrial e com o avanço tecnológico, percebemos que os recursos naturais são finitos. Portanto, como forma de proteção ambiental foi necessário não só inserir leis ambientais referente à responsabilidade ambiental das geradoras de resíduos, como também despertar a conscientização ambiental.
Para reduzir ou eliminar os impactos do avanço industrial é necessário desenvolver e implementar atitudes que minimizem essa problemática abordada, dando enfoque à melhoria na eficiência produtiva, na geração de resíduos ou reaproveitamento dos mesmos, além da disposição ambientalmente adequada.
(fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/responsabilidade-ambiental/)
MAIS ENERGIA LIMPA, MENOS ENERGIA ELÉTRICA
A D'ALLORA®, reconhecedora de seu papel colaborativo em um sistema mais sustentável e amigável ao meio ambiente, utiliza parcialmente em suas instalações fabris - PLACAS SOLARES, tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta – O SOL.
O impacto anual deste projeto reflete na seguinte estatística:
REDUÇÃO DE GÁS CARBÔNICO EM 32,89 TONELADAS - EQUIVALENTE A 1.281 ÁRVORES.
TRATAMENTO DE EFLUENTES NA FÁBRICA DA ENTREMINAS
A água que passa pela Estação de Tratamento da D'allora é responsável por irrigar toda a área verde da fábrica, favorecendo o cultivo de horta e pomar.
Dentro de nossa política consciente de fruição dos recursos naturais e a preocupação da adequada utilização da água, a D’ALLORA® possui um projeto de conformidade com a legislação vigente da área do meio ambiente e implantou sua ETE – Estação de Tratamento de Efluentes em meados de 2002, na unidade industrial em Itapagipe – MG.
Com o tratamento de 100% de seus efluentes líquidos e destinando à reciclagem 100% dos seus efluentes sólidos que vão desde papelão, plásticos, cinzas e até resíduos de metais, a D’ALLORA® contribui na preservação do meio ambiente com ações sustentáveis e uso equilibrado dos recursos.
O tratamento de efluentes é uma das mais importantes soluções ambientais a ser adotadas por este segmento de laticínios e a D’ALLORA® tem como projeto a busca constante por opções e ações menos impactantes ao meio ambiente. O tratamento utilizado na ETE possibilita o reuso da água para a irrigação de plantas, ervas e até árvores frutíferas, desta forma, a D'ALLORA cultiva horta e pomar dentro de suas dependências apenas com essa água tratada, isso demonstra que o resultado do tratamento é eficaz e serventio.
LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social que consiste num conjunto de ações, procedimentos e métodos utilizados para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos do setor empresarial. Este instrumento visa o reaproveitamento dos resíduos para a própria empresa ou para qualquer outro ciclo produtivo que tenha uma destinação final adequada do material coletado.
A entidade que representa e viabiliza a adesão das empresas para a implantação de Logística Reversa de Embalagens em geral é a ASLORE, da qual a D’ALLORA® é associada.
Essa entidade é composta por indústrias usuárias de embalagens e tem como objetivo garantir o destino final das embalagens por meio de adequação, ampliação da capacidade produtiva das cooperativas de catadores, fortalecimento dos pontos de entrega voluntária e investimento em campanhas de conscientização, além de sensibilizar os consumidores para a correta separação e destinação das embalagens.
Para se ter uma ideia, 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico e com 100 toneladas de plástico reciclado, economiza-se uma tonelada de petróleo. Este tipo de dado demonstra porque esse material merece uma atenção especial.
Em 2020, a cidade de São Paulo implementou a Logística Reversa não somente para embalagens, mas também para outros itens, como pilhas e baterias, eletrônicos, medicamentos vencidos, óleos cosmetiveis e lubrificantes, entre outros, que deverão ser recolhidos e encaminhados para empresas de reciclagem para a destinação correta. Embora esta legislação esteja chegando somente agora, na D'allora este conceito sustentável já era trabalhado com os colaboradores, conscientizando e destinando todo este material para o descarte correto, tirando dos lixões mais produtos que são altamente poluidores, onde alguns deles demoram mais de 100 anos para se decompor na natureza. Dados da EURECICLO/CETESB nos mostram que mais de 70% do lixo que vai parar nos centros de descarte podem ser reciclados. Então, estamos tentando mudar a forma com que, não somente nossos Colaboradores, mas também todos nossos Fornecedores e Clientes compartilhem desta mesma mudança conosco, para deixarmos para as futuras gerações um mundo melhor do que encontramos.
Esta é, dentre outras práticas realizadas pela empresa, a participação da D’ALLORA® em gerar um impacto ambiental e social, com investimento na cadeia de reciclagem e uma abrangência na visão sustentável da empresa.